Os ASOs("atestados") deverão ser realizados obrigatoriamente pelo médico do trabalho responsável pelo PCMSO de sua empresa, ou pelos prepostos do profissional. fechar
Senhores construtores!
Lembrem-se que na realizacao ou renovacao de seus relatorios e
programas de saude, todos os exames medicos e ASOs("atestados") necessarios devem
estar em dia.
fechar

ASO - Atestado de Saúde Ocupacional

7.4.3.5.3. Por determinação do Delegado Regional do Trabalho, com base em parecer técnico conclusivo da autoridade regional competente em matéria de segurança e saúde do trabalhador, ou em decorrência de negociação coletiva, as empresas poderão ser obrigadas a realizar o exame médico demissional independentemente da época de realização de qualquer outro exame, quando suas condições representarem potencial de risco grave aos trabalhadores.

 

7.4.4. Para cada exame médico realizado, previsto no item 7.4.1, o médico emitirá o Atestado de Saúde Ocupacional - ASO, em 2 (duas) vias.

 

7.4.4.1. A primeira via do ASO ficará arquivada no local de trabalho do trabalhador, inclusive frente de trabalho ou canteiro de obras, à disposição da fiscalização do trabalho. (107.026-6 / I2)

 

7.4.4.2. A segunda via do ASO será obrigatoriamente entregue ao trabalhador, mediante recibo na primeira via. (107.027-4 / I2)

 

7.4.4.3. O ASO deverá conter no mínimo:

 

a)       nome completo do tra balhador, o número de registro de sua identidade e sua função; (107.048-7 / I1)

b)       os riscos ocupacionais específicos existentes, ou a ausência deles, na atividade do empregado, conforme instruções técnicas expedidas pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho-SSST; (107.049-5 / I1)

c)       indicação dos procedimentos médicos a que foi submetido o trabalhador, incluindo os exames complementares e a data em que foram realizados; (107.050-9 / I1)

d)       o nome do médico coordenador, quando houver, com respectivo CRM; (107.051-7 / I2)

e)       definição de apto ou inapto para a função específica que o trabalhador vai exercer, exerce ou exerceu; (107.052-5 / I2)

f)         nome do médico encarregado do exame e endereço ou forma de contato; (107.053-3 / I2)

g)       data e assinatura do médico encarregado do exame e carimbo contendo seu número de inscrição no Conselho Regional de Medicina. (107.054-1 / I2)

 

7.4.5. Os dados obtidos nos exames médicos, incluindo avaliação clínica e exames complementares, as conclusões e as medidas aplicadas deverão ser registrados em prontuário clínico individual, que ficará sob a responsabilidade do médico-coordenador do PCMSO. (107.033-9 / I3)

 

7.4.5.1. Os registros a que se refere o item 7.4.5 deverão ser mantidos por período mínimo de 20 (vinte) anos após o desligamento do trabalhador. (107.034-7 / I4)

 

7.4.5.2. Havendo substituição do médico a que se refere o item 7.4.5, os arquivos deverão ser transferidos para seu sucessor. (107.035-5 / I4)

 

Médicos do Trabalho especializados em medicina ocupacional. Atendemos elaboração de procedimentos exigidos em lei, como PCMSO, PPRA, PPP, dentre outros. Atendemos nas áreas ligadas á Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho. Nosso atendimento diário é das 8h ás 17h sem fechar ao meio-dia.

Exame Admissional Esse é o exame para poder começar a trabalhar em qualquer empresa.

Exame Demissional: Esse é o exame necessário para o empregado ser demitido de qualquer empresa.

Exame de retorno ao trabalho: Esse é o exame para retorno ao trabalho após passar por perícia ou do INSS (quando o e empregado está temporariamente "encostado").

Exame para mudança de função: Esse é o exame que deve ocorrer quando o empregado muda de função dentro da mesma empresa.

Exames periódicos; Esses são os exames repetitivos, feitos na mesma empresa com o mesmo empregado, e podem ser semestrais, anuais ou bienais, dependendo do PCMSO da empresa, e da idade do empregado.

O ASO - Atestado de Saúde Ocupacional: Esse é o documento que atesta se o empregado está apto ou inapto a exercer as atividades de trabalho.